top of page

O tempo voa enquanto fazemos nossas carreiras. Mas o que é uma carreira?

  • Foto do escritor: Isabel Árias
    Isabel Árias
  • 28 de set. de 2018
  • 3 min de leitura

Adoro diálogos e treinamentos sobre o aproveitamento do tempo. O tempo é um bem precioso e sempre acho que não cuidamos dele com a responsabilidade e carinho que merece, tanto na vida pessoal como na profissional.

Estamos muitas vezes no trabalho e a cabeça em casa, o tempo para resolver alguma questão ficou em casa, ou vice versa. Confusão.

O tempo é um dos fortes alicerces para nos levar aos melhores resultados que queremos. O tempo inclusive nos ajuda a pensar sobre o que queremos.

O tempo pode ser cultivado como um amigo, um colaborador, uma inspiração. É o tempo que nos dá a oportunidade de viver, crescer, e conhecer nossa natureza interior.

Vivemos o mito cultural, de que :

  • sempre haverá tempo para fazermos o trabalho amanhã,

  • podemos ver nossos queridos no outro final de semana,

  • conversar sobre um trabalho daqui a pouco, depois de almoço,

  • a carreira profissional está lá na frente.

  • adiar uma conversa sobre dúvidas em algo que pode vir a ser inovação...

enfim,

aprendi que são mitos. NÃO SÃO VERDADEIROS E NOS LEVAM PARA LUGAR NENHUM.

O que tem que ser feito tem que ser feito já. Planejado, etc, mas NUNCA PROCRASTINADO.

Se o tempo fosse dinheiro, o trataríamos melhor.

Na faculdade deveríamos ter uma matéria sobre foco no tempo dos trabalhos, nos hábitos que formamos com o passar dos dias. Se não usamos o tempo a nosso favor, ele se escoa nos nossos pensamentos, vagueiam e fogem das nossas mãos, dos nossos planejamentos, e nos tiram o senso de propósito. Há estudos fartos na internet sobre esta verdade.

As empresas normalmente querem refletir/treinar sobre aproveitamento do tempo com o objetivo de deixar umas sementinhas plantadas, para que sejam uma empresas de aproveitamento de tempo e com isso todos terem mais paz interior

O sentimento de que o tempo está passando mais rápido, mas tão rápido, é assustador.

Quando olhamos as grandes revoluções da história, o tempo para consolidação delas foi maior, mas agora temos a revolução tecnológica, que nos ajuda muito no aproveitamento total do tempo. É preciso conhecer mais da tecnologia e como podemos nos beneficiar dela.

Não podemos ter a sensação de que somos governados pelo tempo, de que nosso trabalho é governado pelo tempo, isto cria uma ansiedade e nos deixa atordoados. NÓS SOMOS PROTAGONISTAS DO NOSSO TEMPO.

Temos tantas coisas a fazer, devemos tempo para tantas coisas e pessoas, que chegamos a angústias preocupantes, ao stress. E não somos só nós. Nossos chefes, parentes, pessoas no metrô, clientes.

Mas, tem uma solução: (ÔBa)

Todas as dicas em maiúsculo devem fazer parte do dia-a-dia.

DISCIPLINA, PLANEJAMENTO e ORGANIZAÇÃO são indispensáveis. Já aviso meu colega? PRECISO DE PARCEIROS OU POSSO FAZER TUDO SOZINHO? - Delegar com gentileza, apoio, saber os KPIs, o PASSO A PASSO, DETALHE A DETALHE, tudo tem que ser pensado para não desgastar ninguém nem atrasar o projeto. Precisamos de CALMA e PROCESSOS para fazer o nosso melhor dos melhores.

Tenho muito mais a falar sobre o tempo, vocês sabem. 

Estou aqui para dizer que o TEMPO EXISTE APENAS DENTRO DE NÓS E ELE SERÁ MAIS BEM APROVEITADO QUANDO ESTIVERMOS FAZENDO O QUE AMAMOS, EM PAZ, EM PARCERIA. É UM HÁBITO A SER INCORPORADO, APRENDIDO, ENSINADO. É FAZER O TRABALHO COM ÉTICA, VONTADE, TER SATISFAÇÃO COM RESULTADO.

Outras dicas: -  Levantar cedo, fazer exercício, MEDITAR. MEDITAR É FAZER NOSSA CARREIRA CRESCER, NOSSA INTUIÇÃO MAIS VIDENTE. MEDITAR É ESTAR INTEIRO EM CADA TRABALHO QUE SE FAZ, EM CADA ATITUDE.

E o mais importante, nos dias de hoje, como disse uma executiva:

SE EU NÃO FIZER ALGUÉM VAI FAZER.....

Bibliografia:  Tarthang Tulku – O caminho da Habilidade

by Isabel Arias

 
 
 

Comments


bottom of page